A fidelização de talento começa antes do seu primeiro dia de trabalho.

A fidelização de talento começa antes do seu primeiro dia de trabalho.

As empresas continuam a investir fortemente em programas de retenção, cultura e benefícios, mas esquecem-se de um ponto fundamental: o processo de recrutamento é a primeira iniciativa para a futura fidelização dos colaboradores.

Para a iU Talent Recruitment, o modo como uma empresa contrata, a experiência que gera, o tom que usa, as perguntas que faz e o tempo que dedica, é o primeiro espelho da cultura que o colaborador vai encontrar, e esse momento inicial pode determinar o seu envolvimento ou desistência do processo de recrutamento.



O recrutamento deve ser encarado como um momento de onboarding emocional, onde o candidato entende, não apenas o que a empresa faz, mas também os seus valores e visão. É aqui que o candidato decide se quer, ou não, fazer parte da história da empresa.

Cada interação, desde a primeira mensagem, ou telefonema, até ao feedback final, é uma oportunidade para construir confiança e revelar o verdadeiro ADN da marca. É crucial explicar a história, missão e valores da empresa, esclarecer o que procura e quais os seus objetivos para uma determinada vaga.

Em tempos de inteligência artificial e automatização, acreditamos que o fator mais diferenciador continua a ser a empatia. Um recrutamento humanizado, com follow-up real e comunicação aberta, cria um laço emocional que se mantém depois do primeiro dia de trabalho.

Durante anos, as empresas trataram o recrutamento e a retenção como realidades separadas, uma função associada aos Recursos Humanos e outra à Liderança. Hoje, temos a certeza de que não é o contrato que fideliza, mas sim a coerência entre o que se promete o que se cumpre. Esta coerência traduz-se em processos que unem dados, tecnologia e emoção, com entrevistas comportamentais, mapeamento de valores e acompanhamento para garantir que o match se mantém.